Esta é uma pergunta que virou mito: no frio, tomar sorvete de massa ou picolé faz mal? Pouca gente sabe a resposta. E mesmo sem saber a verdade, muitos apreciadores de sorvete deixam de consumi-lo no inverno.
Curioso é que em países frios, com inverno bem mais potente que o nosso, a população toma muito mais sorvete que nós. Na Suíça, por exemplo, o consumo anual de sorvete gira em torno de 14,4 litros por pessoa! E sabe quanto consumimos aqui no Brasil? Cada habitante toma 5,44 litros por ano, de acordo com a Associação Brasileira das Indústrias e do Setor de Sorvetes (ABIS). Incrível, não? Se o mito fosse verdade, os europeus viveriam doentes!
Sorvete de massa e picolé causam dor de garganta e gripe?
Ouvimos esse mito desde pequenos. Provavelmente ele foi criado por nossos pais, que usavam a desculpa para nos fazer comer feijão, arroz, legumes e verduras que detestávamos.
No entanto, não há doenças cientificamente associadas ao consumo de sorvete. A gripe, por exemplo, é contagiosa e causada por vírus, como sabemos. E não por tomarmos sorvete de massa ou no palito…
Não é o frio que causa doenças, e sim fatores comuns ao período de inverno. É o caso do ressecamento do ar, provocado por ar condicionado ou aquecedores. O ar seco nos torna mais suscetíveis a vírus, fungos e bactérias.
Já as janelas fechadas, sem circulação de ar, favorecem a proliferação desses patógenos e aumentam as chances de ficarmos gripados ou com dor de garganta. A causa, portanto, não é o frio ou o consumo de sorvetes.
O que dizem os médicos?
Os médicos sabem disso. Tanto que se estamos com amigdalite e inflamações na garganta, os alimentos gelados são mais recomendados que os quentes. Quando operamos a garganta, o sorvete é o alimento indicado pelos cirurgiões. E o mesmo acontece quando extraímos um dente. O gelado favorece a cicatrização e impede que hemorragias ocorram nesses casos.
Para o Dr. Paulo Henrique Feitosa, da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (em entrevista ao portal UOL): “É muito comum se confundir doenças como faringite, sinusite e rinite com resfriado e gripe. Mas essas duas últimas são transmitidas de uma pessoa para outra, não tem como pegar essas doenças tomando um sorvete”.
Por que sorvete de massa é “massa” também no inverno
O sorvete de massa é feito basicamente de leite, açúcar, gordura e, no caso da Sorvetes Bapka, calda natural de frutas, de fabricação própria. Por isso é considerado um alimento nutritivo, já que fornece ao corpo proteína, açúcar, gordura, cálcio, fósforo, vitaminas e outros minerais que fazem bem à saúde. Especialmente o teor alto de proteína e cálcio são interessantes.
No inverno, uma opção que agrada muito aos brasileiros é combinar as características nutricionais do sorvete de massa com caldas quentes de fruta ou chocolate. Um sorvete de creme com calda de amoras, por exemplo, é irresistível! Uma sobremesa versátil, fácil e que agrada a todos.
Ideias para enfrentar o frio…tomando sorvete de massa!
De acordo com a ABIS, os sorvetes mais consumidos pelos brasileiros no outono e inverno são os encorpados, acrescidos de chocolate e oleaginosas como nozes, castanhas, macadâmia e amêndoas.
A combinação de sorvetes de massa com tortas quentes é outra tradição no sul do Brasil. Por aqui, aquela tradicional farofa amanteigada das “cucas” (ou “cuques”, para os curitibanos) é assada com frutas frescas e secas, sementes e especiarias.
O resultado é uma espécie de torta crocante e deliciosa, que costuma ser servida quentinha com sorvete. É uma variação do crumble que fica um charme! Vale até mesmo a nossa torta de banana com farofa, saindo do forno e acompanhada de um sorvetinho…. Dispensa comentários.
O peti gateau é outra sobremesa que encanta o paladar nacional. O “pequeno bolo” de chocolate com miolo quentinho, derretendo na boca, fica sensacional acompanhado de uma ou duas bolas de sorvete. É uma sobremesa que causa um mundo de contrastes e sensações prazerosas. Nas sorveterias da Bapka, o petit gateau é uma das opções de consumo oferecidas ao público. E faz enorme sucesso no inverno!
Criar receitas com café, licores e cremes, adicionar grãos, cereais, caldas ou servir o sorvete de massa com brownies, crepes e o que vier à mente… O que manda é a criatividade e o calor dos momentos felizes em boas companhias. Para ficar aconchegado no inverno, que tal um sorvetinho?